sexta-feira, 23 de novembro de 2012
Sugestão de Projeto envolvendo as tecnologias e o tema higiene e saúde.
PROJETO
Tema: O uso das tecnologias da informação no ensino de ciências nos anos iniciais
Justificativa;
Nos anos iniciais do ensino fundamental, a aprendizagem é vista como um dos objetivos principais no que diz respeito ao ensino. Além disso é necessário considerar a criança em sua integridade, de modo a estimulá-la a “ questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação”(PCNs, Matemática, p 13).
Nessa fase, as crianças desenvolvem habilidades e adquirem conceitos que serão de suma importância em toda sua vida estudantil.
E para que isso se concretize muitos artifícios são utilizados com a intenção de voltar a atenção do aluno para o conteúdo proposto, ou mesmo para facilitar a transmição de informações ou aperfeiçoamento dos conhecimentos já existentes, tornando a aula mais interessante. Esses artifícios normalemente se referem ao uso das tecnologias da informação e comunicação nas aulas.
Objetivo geral:
-Utilizar as tecnologias da informação e comunicação disponíveis na escola, como instrumentos no ensino nos anos iniciais do ensino fundamental.
Objetivos Específicos
-Verificar a importância do uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino ;
-Apontar possíveis sugestões para a concretização do ensino com o uso das tecnologias da informação e comunicação;
-Analisar possíveis avanços ou atrasos na aprendizagem dos alunos participantes de aulas com o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino.
Referencial teórico
A questão de educar com o auxilio das tecnologias exige bom senso. Um recurso seja de qualquer natureza não tem validade senão for utilizado de forma válida. A tecnologia como recurso didático, só é importante se agregar conhecimento. Os meios tecnológicos são fontes de informações variadas, cabe ao educador interagir com o aluno de modo que guie o educando na passagem da simples informação ao conhecimento:
Esta revolução do pensar humano privilegia os mais criativos e capazes não só de memorizar os conteúdos abundantes numa sociedade informatizada, mas também capazes de processá-los de forma única e criativa, transformando a informação em conhecimento e revolucionando a sociedade.(Haetinger,2003,p19)
Conhecer é um processo complexo, exige reflexão e análise, e esse é o papel do professor no sentido de mediar o aluno em sua formação critica e reflexiva. Educar para a tecnologia requer um novo perfil de professor. Um professor reflexivo e pesquisador. Um profissional reconhecedor dos aspectos positivos e negativos da prática docente, que procura aperfeiçoar-se sempre..
A importância atribuída à "formação ao longo da vida" e, nomeadamente, à formação contínua de professores justifica-se, em grande medida, pensamos, pelas características da sociedade pós-moderna que colocam novas exigências ao saber, ao saber fazer e, sobretudo, ao saber como fazer profissionais.(Silva, 2000)
Um educador tecnológico busca utilizar o meios que possui para contribuir na aquisição do conhecimento de seus alunos de forma interessante. Educar em uma perspectiva contemporânea, consiste em uma aprendizagem mútua entre aluno e professor. Nesse sentido é que se tem relevância a interação como pressuposto de uma educação tecnológica
Metodologia
O projeto objetiva utilizar as tecnologias de informação e comunicação no ensino nas séries iniciais do Ensino Fundamental, de modo a trabalhar interdisciplinarmente a partir do tema “Higiene e Saúde”.
Esse projeto será aplicado em uma turma de primeiro ano do primeiro ciclo do ensino fundamental( 25 alunos), em uma Escola Municipal de Ponta Grossa. A escolha territorial de seu devido a escola citada acima consistir na lotação de trabalho da cursista.
Para que isso se concretize serão utilizados principalmente os seguintes recursos tecnológicos: computadores, multimídia, televisores, DVD, câmera fotográfica.
Cronograma:
Setembro: 25 e 27(laboratório de informática)
Outubro: 02 e 04 (laboratório de informática)
Nos demais dias da primeira semana de outubro serão realizadas abordagens em sala de aula.
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais- Ciências Naturais, 1997.
HAETINGER, M; MILANO,J; SOCHASCKI,J. Sou professor! A formação do professor formador. Ed.Positivo. Curitiba, 2009.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário